segunda-feira, outubro 13, 2008

Ser criativo é...

Ainda motivado pelo assunto do meu último post, encontrei na internet, mais precisamente, no site de notícias do G1, várias notícias sobre ousadia e criatividade e gostaria de compartilhá-las aqui no Blog.
Artista que pinta com o pênis vai concorrer ao prêmio Archibald Prize, considerado o prêmio máximo para os artistas na Austrália. (Isso que é ousadia e muita Criatividade)

Risômetro – Máquina de medir risada criada por professor japonês, capaz de diferenciar se a risada é sincera, falsa ou cínica segundo ele. (muito útil para estudar comédias "stand-up") Regata Anual das Abóboras em Nova Scotia, no Canadá. As Abóboras são chamadas de PVC, sigla de "personal vegetal craft" (máquina pessoal vegetal).(A Criatividade realmente não tem limites)
Criatividade jurídica. Homem é condenado a escutar 20 horas de música clássica por ouvir rap alto em seu veículo no condado de Champaign, em Ohio. Réu preferiu pagar multa de US$ 150 a se submeter a sessão de Bach e Beethoven, pois não agüentou a ficar escutando por 15 minutos.Juíza disse que objetivo era fazê-lo se sentir como suas “vítimas”. (Imaginou se a onda pega aqui?)
Tatuagem “Big Tits”. Canadense turbina “peitos” de tatuagem com silicone. (Já imaginou as mulheres tatuando imagens de homens com a mesma “técnica”?)
Piercing para peixes ? Nos Estados Unidos, um "body artist" especializado em piercings resolveu colocar os adereços em peixinhos de aquário. "Peixes possuem apenas 30 segundos de memória, logo depois eles esquecem." (Muito convincente sua explicação)

Chuva de Dinheiro? Escritor da Indonésia jogou 100 milhões de rúpias (o equivalente a cerca de R$ 17 mil) de um avião no como ação de marketing para promover a venda de seu segundo livro. Em vez de gastar toda a verba em publicidade, achou melhor dar o dinheiro para as pessoas, pois milhões de pessoas vivem abaixo da linha de pobreza, com renda média de menos de R$ 4 por dia. (Isso é marketing criativo com responsabilidade social).


Lembram do caso Ronaldo e as “meninas”, pois é. Logo abaixo está a capa da revista veja de Maio e a contracapa no final. Coincidência ou sacada de duplo sentido de Marketing?

Com certeza preciso ser mais ousado em minhas atitudes diárias.

Criatividade é ser Ousado!

Algumas pessoas me perguntam após algumas de minhas palestras como elas podem ser mais criativas profissionalmente.

Em resposta vos digo para serem mais ousadas em suas atitudes, tendo ousadia como: coragem, galhardia, arrojo, atrevimento e audácia.

E ser ousado está diretamente relacionado com ser criativo, pois criatividade não é nada mais do que quebrar regras, mas para fazê-las, primeiro você deve conhecê-las.

Por exemplo, para um pintor surrealista tornar-se bom, ele precisa primeiro estudar o “Clássico” ou seja o realismo e depois quebrar as regras para tornar-se surrealista. O marketing a publicidade e a propaganda estudam o cliente (entendem suas regras), para depois poderem criarem alguma campanha, enfim conhecem e entendem primeiramente o "Clássico" para depois ousarem.

E se nós seguirmos essa linha de raciocínio iremos com certeza encontrar uma forma mais criativa de se fazer algo. Não é preciso que percamos noites de sono sobre “o como fazer”, comece a fazer naturalmente, relaxe, pois não conheço nenhum designer ou desenhista que começa a trabalhar sabendo exatamente o que irá criar. É claro que você deverá entender o trabalho, porém desconecte-se, assimile as informações, troque idéias, geralmente as melhores idéias surgem quando estamos fazendo outra coisa.

Busque alimentar sua mente como ler quadrinhos (caso nunca tenha lido ou a última vez que leu tinha 12 anos), vá ao cinema, jogue vídeo-game, vá ao teatro, reúna os amigos para uma partida do Jogo da Enciclopédia – quem não sabe enrola ou então WAR (quanto tempo você não joga um jogo de tabuleiro em família ou com os amigos?), enfim ouse mais em suas atitudes diárias.

A criatividade não pode ser entendida como um dom de poucos. Todo ser humano já a possuí em grande ou pequena escala, é necessário explorá-la. Porém depende de cada um ousar em pensar diferente.

Hoje por exemplo assisti novamente o DVD do filme Transformers (filme que adoro, não perdia um desenho animado quando criança) e uma cena do filme me fez refletir sobre ousadia. A cena se passa quando o garoto Sam Witwicky e sua amiga Mikaela ficam em frente ao carro Bumblebee com a porta do mesmo aberta para eles entrarem após uma batalha com o carro de polícia e Sam diz para Mikaela entrar no carro e ela fala “ Entrar ? Nesse carro e ir pra onde ?” e ele responde “Daqui a cinqüenta anos quando você lembrar da sua vida, não vai querer dizer que teve coragem de entrar no carro?”.

Pois é, será que fomos ousados o suficiente quando lembrarmos de nossas vidas daqui a cinqüenta anos?

Abaixo seguem alguns exemplos de idéias ousadas, inspirem-se:

Tartaruga e cerveja? Existe conexão? Isso é ousadia e criatividade.

Roupas para cachorro até aí tudo bem, e esses novos modelitos? Isso é ousadia e criatividade.

Camisinha métrica? Isso é ousadia e criatividade.







Propaganda Trident nas escadas de sala de cinema? Isso é ousadia e criatividade.


"Não é porque certas coisas são difíceis que nós não ousamos, é justamente porque não ousamos que tais coisas são difíceis." (Sêneca)