domingo, janeiro 24, 2010

Isso é Marketing de Guerrilha !!

Quando dizemos (eu e minha agência www.agenciaimagine.com) que somos especializados em marketing de guerrilha, não estamos querendo falar que publicidade tradicional não funciona ou que somos avessos a esse tipo de ferramenta. Aqui na Imagine acreditamos que tudo é mídia, toda hora é hora, todas as pessoas são público alvo. A questão da utilização de ferramentas tradicionais, ela apenas torna-se investimento ruim sem efeito caso seja de forma “xôxa”, ou seja, comum demais, sem criatividade! É aí que entramos e dizemos ao cliente: “pô, para que investir 3, 4, 5, 10 mil em propaganda e anúncios se eles tão ali sem efeito algum no consumidor?”. Claro que, o cliente, muitas vezes sem conhecimento em marketing não saberá deste fato, é aí que entra a questão da preocupação e o interesse verdadeiro da agência propor algo EXCELENTE ao cliente, e não apenas algo “bonitinho” que o agrade ou que trará nome à agência.

Leia um artigo interessante sobre isso http://migre.me/hvVf

Veja do que estamos falando:

Ação humanitária de angariação de fundos, criada pela ONG CESVI, para financiamento de medicamentos contra a AIDS no Zimbabué.





Ação da agência Cossette, do Canadá, para o McDonald’s Café.



A intenção é divulgar a promoção de café grátis no McDonald’s. E para isso eles usaram um copo grande de café e uma máquina de vapor onde ao entrar em funcionamento revelava a mensagem “Your free coffee is ready” (O seu café grátis está pronto).

Boate no céu de Paris
























Uma gigantesca bola de espelhos foi suspensa numa grua no Jardin du Luxembourg em Paris. Com mais de 1000 espelhos e quase 8 metros de diâmetro, esta bola de espelhos criada pelo artista Michel de Broin apresentou assim uma mistura de pista de dança urbana e um céu estrelado como há muito não se via.

Mais uma da Nike




Becel é light é Diet



Outdoor Deus não Existe - Amanhece queimado



Mc Donalds e seu Sanduíche Picante



Aquecimento Global



Ação Ambiente muito bem planejada, realizada para a Conservación Internacional para alertar sobre o aquecimento global.
Foram colocadas esculturas de animais glaciais feitas de gelo pelas ruas, com a frase : Os animais glaciais estão desaparecendo, e você vai ficar apenas olhando?

Campanha Anti Fumo



Ação de guerrilha realizada pelo Instituto Nacional do Torax, no Chile, onde centenas de “cigarros” foram espalhados pelas ruas. As pessoas, ao pegarem o cigarro, percebiam que na verdade era um papael, e ao ser desenrolado havia a seguinte mensagem: “Parece que não precisas apenas de um cigarro, PRECISAS DE AJUDA.”
Com uma mensagem clara e direta, atingiu ao público alvo de forma impactante, gerando buzz e efetivando a eficiência da ação.

Emboscada para Divulgar livro sobre Vampiros



Publicidade Guerrilheira Divulgando Fita Adesiva



Ação da Gillete



Em diversos locais de Manhattan/NY, foram colocados papeis com uma mancha vermelha semelhante a sangue com a mensagem: “Da próxima vez, mude sua lâmina”, e em outdoors e outros tipos de mídias, foram colocados pequenos pedaços de papel, também com manchas semelhante a sangue, lembrando aquele velho procedimento ao cortar o rosto fazendo a barba, enfatizando que com a eficiência do gillete fusion, este fato não ocorre.

Guerrilha Ativista


O PR stunt é uma das principais ferramentas de guerrilha, é a forma de potencializar uma ação, ou seja, criar fatos para chamar atenção da imprensa e dessa forma fazer com que a ação ganhe proporções maiores, e com mais confiança. Quais as porcentagens de você visitar um website vendo uma propaganda ou de assistindo em um noticiário ou lendo no jornal? Para divulgar o site 50 Graus que fala sobre aquecimento global, foram colocados barcos à vela em estacionamentos e ruas de algumas capitais, dando o notável entendimento de qual será nosso meio de transporte no futuro, devido o aquecimento global.

A ação acabou ganhando uma ampla cobertura em jornais e blogs do mundo inteiro.


IBIZA - O carro Fonte



A Seat colocou seu novo modelo Ibiza 2008 no centro das atenções em Roma. O carro foi aplicado numa fonte que faz parte de uma instalação do artista espanhol Juan Galdeano, executada na margem do rio Tíber.

Multas Falsas



Ação de guerrilha criada pela agência Pizzetti Marketing e Publicidade de Criciúma, para divulgar o desfile de lançamento da coleção primavera/verão do Shopping Pórtico. Pelos principais pontos da cidade, centenas de carros foram “notificados” pelas falsas multas – similar ao modelo original aplicado na cidade

Outdoor de Chocolate



A empresa britânica Thorntons criou um outdoor de chocolate, especialmente para a Páscoa. A peça foi instalada em Covent Garden (Londres). Foram 390 kg de chocolate puro e 3 meses de produção, composta por 128 placas, 72 ovos gigantes e 10 coelhos estilizados. Em cerca de 3 horas, tudo virou história.

Outdoor da DHL



Neste outdoor uma bolinha sai do ponto “a” e chega ao ponto”b” num instante no meio desse enorme labirinto, e com um elevador a bolinha volta ao ponto “a” e recomeça a demonstração. Bem criativo este outdoor. É mais uma maneira de chamar a atenção nesse mar de mensagens publicitárias. E a DHL mais uma vez demonstrando agilidade em suas ações.

Skol Lata que enrola



Para promover o lançamento da versão em lata da Skol Beats, a F/Nazca criou um outdoor que parece estar se enrolando para se transformar na embalagem do produto. A peça traz a seguinte assinatura: “Toda lata queria ser a Skol Beats”. A versão lata tem formato diferenciado, de 269 ml.

Ford



Sensacional a ação ambiente criada para demonstrar a força e potência da versão 2010 da pick-up Ford F-150, onde penduraram uma pilha de tijolos e amarraram na parede com uma foto da pick-up como se ela estivesse puxando o peso. Receita do bolo: Junte uma ação inusitada + uma pitada de fotos + 3 colheres de contatos com a mídia, misture tudo e leve ao forno por alguns minutos, dê uma twittada como quem não quer nada e aguarde o retorno. Ah, neste bolo você pode até adicionar umas pitadas de outdoor e meia xícara de anúncios em revistas para decorar, mas lembre-se, é apenas para decorar!

Quer adotar um cão?



Excelente ação de guerrilha da Expat Pet Finder, um site onde você encontra animais em busca de um novo lar. Uma ação simples embasada em criatividade, criando um link entre o público e o site de forma intuitiva e expontânea.

Radares



Em uma ação para o departamento de polícia de Elm Grove, Wisconsin, a agência Cramer-Krasselt transformou os radares na estrada em outdoors. O objetivo era simples: utilizar os próprios indicadores de velocidade em uma mensagem para conscientizar os motoristas. Sendo assim, uma velocidade de 42 milhas por hora (74 km/h) podia indicar “42 dias na cama do hospital”. 30 milhas por hora (48 km/h) podia indicar “Chance de acidentes: 30%”. Obviamente, quanto maior a velocidade, mais graves os números.

Tratamento de Espinhas



Solo Mobile



A agência Rethink (Vancouver) criou abrigos de ônibus interativos para divulgar a função “walkie talkie” da operadora canadense Solo Mobile. Ao toque de um botão, pessoas em Vancouver, Toronto, Montreal e Calgary podiam conversar entre si.

Ação Social - Papelão



Na tentativa de resgatar o sentimento de solidariedade das pessoas, foi realizado em03/07 em Criciúma, uma ação de guerrilha no centro da cidade. Caixas de papelão esticadas em forma de cama com a mensagem “Gosta do inverno? Imagine quem dorme aqui” foram colocadas em pontos de bastante fluxo de pessoas, despertando a curiosidade e a atenção de quem passava pelo local. A intenção é lembrar as pessoas a necessidade de ajudar as campanhas do agasalho existentes, pois com o inverno, muitas famílias não possuem roupas suficiente para se aquecerem.

Essas são algumas idéias do que é Marketing de Guerrilha.

Rompam os limites da Imaginação!

A Agência Imagine (www.agenciaimagine.com) veio para isso e Você?

Acesse também o blog do amigo guerrilheiro Junior (Siri) www.publisiridade.blogspot.com

Nenhum comentário: