sexta-feira, maio 13, 2011

Marketing de Guerrilha - Sexo Grátis

O comerciante Roberto Cabral de Lima, 47 anos, conhecido como "Batata", gosta de inovar na estratégia para alavancar as vendas em seus dois estabelecimentos no Núcleo Bandeirantes, em Brasília. A última campanha promocional que adotou insinua que ele oferece "sexo grátis aqui", mas assim que o consumidor se aproxima da faixa, instalada na fachada da loja, percebe a mensagem completa: "Na compra de uma panela de pressão, não importa qual o seu SEXO  ganhe GRÁTIS uma maravilhosa caneca Mimo AQUI no Hospital das Panelas".
 
 Crédito: Roberto Cabral de Lima
Comerciante oferece sexo grátis para vender panelas no DF
 
Segundo Batata, a estratégia surtiu efeito de imediato. "Eu vendia cerca de 30 panelas por mês. Hoje, vendo entre 60 e 70 panelas. A curiosidade das pessoas se transforma em clientela. A diferença é que eu trabalho com um produto diferenciado, que não se acha facilmente por aí. Trabalho com todo tipo de panela, feitas com os mais diversos materais. É isso que ajuda nas vendas também."

O comerciante, que estudou até a 8ª série, disse que gosta de ler sobre publicidade e marketing. "Adoro saber as novidades sobre as fórmulas de divulgar um produto. Adotei a estratégia de marketing de guerrilha para aumentar as vendas e divulgar minhas lojas."

Marketing de Guerrilha - Coca-Cola

Comemorando os seus 125 anos, a Coca-Cola  preparou uma variedade de ações para comemorar a data. A última ação realizada foi bastante ousada. A empresa resolveu projetar animações 3D em um prédio inteiro.
O prédio escolhido é o do escritório principal da empresa em Atlanta (EUA).
O início das projeções começaram na sexta-feira passada (06/05/2011) e irão até o final deste mês.
A campanha utilizou 45 projetores que projetam e simulam animações 3D em todo o prédio. Claro que tamanha projeção não passou despercebida pelas pessoas, que logo se aglomeraram para conferir, fotografar e até mesmo filmar o prédio.
Confira a ação no vídeo:
 

Cinema nas Ruas com Congestionamentos

Os congestionamentos nas grandes cidades estão a cada dia mais comuns. E pensando nisso, a Coca-Cola criou uma campanha no mínimo criativa.
A empresa montou no meio das ruas com maior congestionamento um cinema onde eram exibidos curtas metragens com duração de um minuto. Para assistí-los, bastava sintonizar a frequencia no rádio e assistir. Não bastasse isso, a empresa também distribuiu bebida e pipoca para os espectadores.
A ação, que tornou os congestionamentos mais divertidos, foi criada pela Ogilvy & Mather da Colômbia e apesar do baixo custo gerou um excelente retorno para a Coca.
Confira no vídeo a ação: