domingo, março 09, 2014

PROFISSIONAIS BRILHANTES - Encontrá-los ou formá-los ?




Escrevo esse artigo baseado em uma de minhas palestras para empreendedores sobre o que é melhor, Encontrar ou formar um Profissional Brilhante ?

Isso é um fator fundamental para o aumento da produtividade nas empresas.

É comum procurar por esses profissionais tão difíceis hoje no mercado e quando se encontra são feitas propostas esperando que os mesmos apresentem o excelente trabalho que realizaram na empresa em que estavam antes. No entanto, às vezes a mudança dá errado e aquele que era considerado brilhante acaba virando um cometa opaco passando tão rápido pela sua empresa sem deixar nenhum tipo de brilho. Isso acontece porque as culturas, valores e os modos de atuação das organizações podem ser muito diferentes. Por isso, quem é muito bom em uma determinada empresa, pode ser um grande fracasso em outra, por tentar seguir o modelo anterior, que na prática muitas vezes servia apenas para aquela onde ele trabalhava e não na nova.

É muito provável ter um alto índice de acerto se a pessoa for de dentro de uma mesma cultura corporativa que seja comprometida com o desenvolvimento de cada colaborador. Por isso, o melhor investimento de médio e longo prazo é preparar os novos talentos, dentro da própria empresa. Sabemos que isso dá muito trabalho mas o retorno é inacreditável.

Quando a empresa contrata profissionais brilhantes, eles surpreendem pois suas ideias somadas aos seus conhecimentos e a sua capacitação geram um valor DESPROPORCIONAL à partir dos recursos que a empresa coloca em suas mãos. Mas para isso vai depender de como você empreendedor, líder ou gerente irá cultivar o ambiente e a cultura interna inspirando os mesmos para atingir todo o seu potencial.

Você
empreendedor, líder ou gerente, investe o seu tempo para conhecer a personalidade de cada colaborador seu ? Sabe quais são os valores que cada um traz ? Sabe das dificuldades já enfrentadas por cada um? Sabe o paradigma que cada um traz ou o motivos desses bloqueios? Sabe o ponto forte de cada um? Sabe como pode aproveitar cada talento individual e transformá-los em uma máquina imbatível juntos?

Vocês não sabem as coisas incríveis de que ficariam sabendo sobre cada um e de como isso é poderoso para a gestão de equipes de alta performance ao qual você gerencia resultados e não processos utilizando o coaching como ferramenta de liderança.

Modéstia é relutância de se gabar da habilidade e daquilo que se conquista e humildade é reconhecer que o sucesso de ontem não garante o sucesso de amanhã, acreditando que ninguém sabe tudo que não possa aprender mais ou que o sucesso é o resultado de procurar a superação a cada dia. Portanto ser HUMILDE é uma das características fundamentais de um líder.

Ser humilde ao ponto de contar a sua história para os seus liderados sendo parceiro estratégico, transformando paradigmas e desenvolvendo competências. Dando um propósito REAL para eles, pois quando temos orgulho de pertencer a algo somos capazes de fazer muito mais, pois TUDO faz sentido.

Quando se contrata pessoas porquê simplesmente acreditamos que elas podem realizar um espetacular trabalho, assim como fizeram em outras empresas, sem envolvê-las, sem ter um propósito REAL, pode ser que as mesmas trabalhem somente pelo dinheiro, pela obrigação ou até mesmo até que elas busquem algo melhor e que muitas das vezes não é salário.
 
Invista mais em processos seletivos. Invista mais tempo com os seus liderados. Conte a sua história com paixão e humildade. Somente as pessoas capazes de olhar para dentro de si mesmos, podem ser verdadeiros líderes e quando você contrata pessoas que acreditam no que você acredita, elas trabalharão com propósito, paixão e foco. Elas serão Profissionais Brilhantes e você pode ter vários hoje já trabalhando dentro da sua empresa.